
καὶ σημεῖον ἔλαβεν περιτομῆς,
e recebeu o sinal [da] circuncisãoσφραγῖδα τῆς δικαιοσύνης τῆς πίστεως
[como] selo da justiça da féτῆς ἐν τῇ ἀκροβυστίᾳ,
na incircuncisãoεἰς τὸ εἶναι αὐτὸν πατέρα πάντων τῶν πιστευόντων δι’ ἀκροβυστίας,
afim de ser ele o pai de todos os que creem através da incircuncisãoεἰς τὸ λογισθῆναι καὶ αὐτοῖς τὴν δικαιοσύνην,
afim de imputada também eles a justiça – Romanos 4:11 – tradução minha
A circuncisão era o selo do Pacto de Graça no Antigo Testamento?
Creio que não! A circuncisão foi a garantia que “os que creem através da incircuncisão”, ou seja, os gentios (ou também incircuncisos), receberiam a justiça imputada. O Selo do Pacto de Graça sempre foi o Espírito Santo.
καὶ μὴ λυπεῖτε τὸ πνεῦμα τὸ ἅγιον τοῦ θεοῦ,
E não entristeçais o Espírito o Santo do Deusἐν ᾧ ἐσφραγίσθητε εἰς ἡμέραν ἀπολυτρώσεως
em [o qual] [fostes] selados para dia [da] redenção. – Efésios 4:30 – tradução minha
Como bem disse nossos pais batistas:
E para que a circuncisão foi instituída a Abraão? Para selar a mesma promessa: “serás pai de numerosa nação”. […] Abraão teve um descendência dupla, a natural, dos judeus, e a da fé, constituída também dos gentios crentes. Sua descendência natural foi marcada com o sinal da circuncisão, primeiro, de fato, para distingui-la de todas as outras nações enquanto elas ainda não fossem descendência de Abraão, mas, especialmente, para o memorial da justificação dos gentios pela fé, quando, por fim, eles se tornariam descendentes deles. Desse modo, a circuncisão cessaria quando os gentios fossem trazidos à fé, pelo fato de que, então, ela teria alcançado seu último e principal objetivo e, a partir daí, circuncisão nada seria. – Apêndice original da CFB1689
Olá, Renan.
Se a circuncisão é apenas a garantia de que os que crêem recebem a justiça, por que não são todos que deveriam ser circuncidados? Os pedobatistas usam justamente esse significado da circuncisão para traçar um paralelismo com o batismo infantil. E a pergunta natural aos pedobatistas é: Por que não, então, batizar a todos os bebês, se a promessa da justiça pela fé é universal?
Abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Pedro,
Me desculpe a demora em aprovar seu comentário, confesso que percebi ele somente hoje (13/03/19). Por algum motivo não recebi o alerta no email.
“A circuncisão foi a garantia” para Abraão, somente. Ela não foi uma promessa universal da justiça pela fé. Deus estava prometendo para Abraão, e somente para ele, que justificaria os gentios. A circuncisão era a garantia, para Abraão, da justificação dos gentios. Uma vez cumprida, não se faz mais necessária. (Não consigo colocar imagens no comentário, então editei o post original para inserir um trecho do apêndice da CFB89)
CurtirCurtir